Boxe feminino: Comece hoje a praticar

0
595

O Boxe é fitness! Isso mesmo, com essa máxima, que esta arte marcial está numa crescente entre as mulheres.

Mas afinal, o que chama atenção nesta arte? de fato, a quantidade de mulheres que passaram a praticar este esporte como meio de atividade física, buscando corpos sarados é muito grande, a busca pela qualidade de vida é um dos principais fatores para a escolha desta modalidade.

Dando um soco no cansaço e esquivando das gorduras indesejadas, a pratica do boxe feminino fortalece a musculatura das coxas, panturrilhas, glúteos além do direcionamento mental, o Boxe é um grande responsável pela queima de gorduras indesejadas.

Mulheres que tem o cotidiano agitado e corrido, o Boxe é uma boa saída para o estresse, tendo em vista seu alto grau de intensidade na prática, auxiliando na redução da tensão do dia a dia.

Esta arte é sem dúvidas um esporte que traz maior quantidade de benefícios físicos, psicológicos aos alunos. Com melhora no socialização, o Boxe tem vantagens endógenas com melhora significativa da musculatura, resistência cardiovascular e cardiorrespiratória e aumento da flexibilidade.

Além disso, a praticante do Boxe manda o estresse bem longe e absorve outros benefícios que atigem diretamente a qualidade de vida no seu dia a dia fora do local de treinamentos. Vejamos:

  • * autoconfiança
  • disciplina
  • respeito às diferenças
  • percepção do próprio corpo
  • reflexos
  • melhora na postura
  • desenvolvimento motor
  • desenvolvimento cognitivo
  • desenvolvimento social e emocional

Qual a frequência nos treinamentos?

Outra questão em entra em debate está relacionado à frequência de dias e horas de treino do Boxe. Tudo isso vai depender da sua disponibilidade de estar em uma academia ou em casa com personal para a pratica da modalidade.

O professor de artes marcias Alexssander Magalhães explica que a pratica deveria ser constante, mas àqueles que não demandam de tempo, pelo menos duas vezes na semana com pelo menos 1h de duração seria o pontapé inicial para se alcançar os benefícios do esporte.

“Claro que uma boa dieta é importante para os resultados esperados, tendo em vista a importância de uma alimentação balanceada”

Cuidados básicos na hora da prática.

O professor destaca alguns cuidados que a aluna deve tomar na prática do esporte.

  • Alimentação equilibra: É de grande importância que a aluna tenha em mente que uma boa alimentação é a base para a pratica de qualquer esporte e de uma vida saldável. Má alimentação pode desencadear lesões e patologias, sendo assim, a aluna que pratica à atividade e que não tenha uma dieta equilibrada está no caminho contrário dos bons hábitos;
  • Corte das unhas: Unhas grandes dificultam a utilização das luvas e incomodam na maior partes dos exercícios de aquecimento e técnica. Portanto, esteja com as unhas curtas para não existir contratempos;
  • Limpeza dos equipamentos: Em tempos de bactérias e vírus, manter os equipamentos estado de limpeza fará a diferença para a continuidade dos seus treinos. O objetivo de qualquer aluna que pratica o Boxe é a frequência, logo, a limpeza dos equipamentos é necessária;
  • Hidratação: Não há como negar que um corpo hidratado é sinal de saúde e bons resultados na prática esportiva. Beber líquidos como a água ou repositores auxilia os estímulos que estão sendo propostos.
  • Atenção redobrada na execução dos movimentos: São dezenas de exercícios e técnicas que são aplicados nos treinos. Assim, para evitar lesões, machucar uma amiga de treino, aprender de forma correta e consciente é importante para sua frequência nas aulas. Lembre-se, todo e qualquer área esportiva, você deve procurar um profissional especializado e com curriculum comprovado.

Aprenda sobre a origem do Boxe

O boxe teve sua origem entre os séculos 18 e 19 na Inglaterra. Inicialmente, o esporte era executado sem o conforto das luvas, tendo as Regras de Queensberry a origem de sua formulação, em 1867, dando inicio ao boxe moderno.

As Regras de Queensberry determinava rounds de 3 minutos, com intervalos de 1 minutos para descanso dos atletas, além do uso obrigatório das luvas.

O Boxe passou a ser integrante dos jogos olímpicos em 1904, em Saint Louis. No Brasil, o boxe passou com italianos e alemães que chegaram ao brasil no fim do século 19 e início do século 20, tendo as docas de Santos e do rio de Janeiro lutas que eram praticadas pelos próprios marinheiros.

No inicio dos anos 60, o Brasil popularizou o esporte, Éder jofre, foi o protagonista da época, sendo considerado até hoje, o maior boxeador do Brasil, sagrando-se campeão mundial em 1961 e 1973.

Éder Jofre
Éder Jofre

Futuramente, outros pugilistas também conquistaram resultados expressivos, como Luiz Faustino Pires, Servilho de Oliveira e Adilson Rodrigues “Maguila”.

Já no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o grande nome do boxe no Brasil se deu com Acelino “PoPó” Freitas, quando se sagrou tetracampeão mundial de boxe. Fora três títulos mundiais pela Organização Mundial de Boxe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui