Benefícios da creatina e tudo sobre o suplemento

0
631
Beautiful girl training. Sports girl in a sportswear. Brunette holding proteine in her hands

Estando entre os suplementos mais utilizados por atletas, a creatina garante ganho de força e aumento da massa muscular para quem consome. Entenda hoje mesmo para que serve a creatina e tire todas suas dúvidas sobre o suplemento.

A crescente busca por hábitos saudáveis e a inclusão das mais variadas práticas esportivas entre homens e mulheres se tornou uma realidade.

Não há como negar que neste momento você se depara com dezenas de dúvidas em relação a qual suplemento tomar.

Métodos de ganhos musculares rápidos e que tenha melhores desempenhos enquanto você pratica sua atividade física.


Existem àquelas que desejam emagrecer, outras que buscam aumentar os músculos ou até mesmo otimizar sua performance.


A Vida em Foco, vai desvendar para você os mitos e as verdades sobre a creatina, um dos principais suplementos disponíveis no mercado, um dos mais estudados e o mais recheado de dúvidas em relação à segurança, suas funções e eficácia.

O que é a creatina

Previamente, antes de você saber para que serve a creatina, e esclarecer todas suas dúvidas, vamos entender o que é a creatina.

A creatina em sua forma orgânica, se constituí em duas fontes: há de forma natural sua produção no nosso corpo, nos rins pâncreas e fígado, sendo heterogênea, ou seja, composta na junção de três aminoácidos a saber: glicina, arginina, metionina; além da concentração alimentar presente em especial nos peixes e carnes.

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/02/creatina-suplemento-nutricional-deve-ser-utilizado-com-acompanhamento.html

Grande parte da creatina é armazenada nas fibras musculares em quantidades menores no cérebro. Portanto, sua principal função no organismo é fornecer energia ao quadro muscular.

Para que serve a creatina?

Como já estudado, a creatina age como fonte de energia às células musculares, sua suplementação estimulará a capacidade dos músculos em desempenhar funções, adicionando força e potencial para atividades físicas.

Desse jeito, estudos apontam que uma dieta equilibrada junto com treinos de força, trazem grandes benefícios aos iniciantes e atletas de alta performance.

Resumindo a creatina se destaca em:

  • Melhorar o complexo funcionamento do metabolismo
  • aumento da intensidade dos treinos
  • Na recuperação muscular e combater a fadiga
  • Aumento de força nos treinos
  • oferecer energia para as células musculares

Ainda:

  • retardar o envelhecimento
  • melhorar a capacidade cognitiva e as funções cerebrais

Quem pode tomar a creatina?

Uma das grandes dúvidas que cercam o uso da creatina é necessidade de suplementação, já que é produzida de forma natural pelo nosso corpo e encontrada em alguns alimentos. Vamos entender?

Importante que você entenda que, a função dos suplementos alimentares é complementar a dieta, fornecendo nutrientes que podem estar faltando no organismo, este que por sua vez pode não ser suficiente conforme sua alimentação.

Tratando da creatina a produção do nosso corpo é garantida (1 grama por dia) e outro 1 grama pela nossa alimentação.

Sendo assim, o uso contínuo da creatina se torna um grande aliado para àqueles que necessitam de maiores quantidades, como os praticantes da musculação ou qualquer outro esporte que exija grandes esforços.

Veganos e Vegetarianos

Sabemos que os veganos e vegetarianos tem por estilo de vida restrições alimentares. A suplementação pode ser necessária para este seleto grupo tendo em vista seus hábitos alimentares.

Importante citar que, existem suplementos que são livres da origem animal e que possuem alta qualidade no mercado.

Assim, a creatina é facilmente encontrada sem a necessidade de prescrição médica.

Mas é importante que, antes de qualquer uso de suplementação, que você seja aconselhado por um profissional especializado para orientar sua saúde.

Efeitos colaterais da creatina

Depois de aprendermos tudo sobre a creatina, é importante desvendarmos os mitos e verdades do uso da creatina.

Creatina engorda? Aumenta a vontade de urinar? cretina causa pedras nos rins? Essas são dúvidas frequentes que recebemos em nossos canais, e já adiantamos que, quase todas, são mitos, sem comprovação científica.

O que podemos concluir sobre o uso da creatina é que, se o seu consumo for de forma descontrolada ou excessiva, assim como qualquer outro suplementos, podem arretar danos ao nosso organismo.

Sobre creatina, o dano pode ser visto nos rins e fígados. Quando você se suplementa com creatina, deve se ater ao limite de consumo diário e adequado da água, caso contrário, a baixa ingestão de líquido pode sobrecarregar os rins.

Importante frisar que, a creatina não possui calorias e, por isso, não há a menor possibilidade de acúmulos de gordura, ou seja, não engorda.

Por fim, a creatina não tem relação com esteroides anabolizantes, sendo tão somente um suplemento alimentar com grandes estudos, seguro e com eficácia comprovada pelos grandes estudiosos.

DOSAGEM DIRÁRIA DA CREATINA?

Após conhecer melhor a creatina, é necessário ver a quantidade indicada para ganhos musculares e de força.

De acordo com a intensidade do treino, a dosagem pode variar, tendo estratégias distintas de consumo.

Sob o olhar atento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o consumo diário da creatina deve ter por limite 3g por dia. Fique atento, pois existem outros protocolos para o seu consumo, e sendo assim, é importante que você consulte um profissional especializado como nutricionista ou médico nutrólogo.

Qual horário tomar a cretina?

Da mesma forma, não existe regra limitando os horários para que seja consumida, antes ou após os treinos, o importante que você faça uso deste suplemento de forma diária, tendo em vista que os resultados se dão através da regularidade.

A creatina é encontrada na forma em pó, devendo ser dissolvida em uma pequena quantidade de água ou qualquer outro líquido de sua preferência.

Alguns estudos apontam que a eficácia da creatina está correlacionada com o uso mútuo do carboidrato, como por exemplo suco de laranja, podendo auxiliar seu acúmulo nos músculos.

Portanto, não se esqueça que uma dieta balanceada e rica em nutrientes será a sua melhor companheira na obtenção de melhores resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui