Os 7 benefícios da corrida

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Tem como negar que a corrida é uma das atividades mais simples e baratas que existe? Afinal, o simples fato de calçar um tênis, vestir uma roupa confortável e sair nas ruas ou parques perto da sua casa comprovam a facilidade do esporte. Aprenda agora quais os benefícios da corrida no seu organismo.

Pesquisas são feitas quase que diariamente demonstrando a importância da atividade física na vida de uma pessoa. A constância na prática de exercícios físicos é capaz de agir como forma de prevenção e combate aos mais variados tipos de doenças.

Como já mencionado, a corrida pode ser um aliado do seu corpo proporcionando uma melhora significativa n oseu organismo, turbinando seu corpo para o dia a dia.

1. Auxilio na perda e manutenção do peso

Sim, a corrida é um dos principais exercícios para você perder aquelas gordurinhas indesejadas. Isso porque, a corrida exige muito esforço físico, em especial os músculos, condicionando seu corpo a um alto grau de queima calórica.

Por ser essencialmente exercício aeróbico, a corrida de alta intensidade promove o efeito EPOC (sigla em inglês que significa Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício), sou seja, seu organismo continua queimando calorias mesmo no período de repouso.

2. Aumento na expectativa de vida

    A pessoa que corre apenas de 5 a 10 minutos por dia, mesmo em baixa intensidade tem a chance de ver crescer sua expectativa de vida. Estudos publicados na Journal of American College of Cardiology apontou esse crescimento – Foram feitas comparações com pessoas que não praticam atividades físicas e os corredores amadores, (tanto em distância quanto em tempo) demonstrando o resultado de ganho de vida.

    Foram mais de 55 mil pessoas avaliadas entre homens e mulheres, com idade que variavam de 18 a 100 anos, onde um quarto deles eram corredores ativos. Foram 15 anos de pesquisa e àqueles que corriam 50 minutos por semana ou menos em intensidade moderada, tiveram sua expectativa de vida maior pela diminuição significativa das doenças cardiovasculares em comparação aos que não corriam.

    3. Redução dos riscos de doenças crônicas

    O sedentarismo é o fator principal para o desenvolvimento de doenças crônicas. A prática regular de exercícios físicos é, conforme apontamentos pelas pesquisas mais recentes, eficaz no combate e prevenção de diabétes, hipertensão, colesterol alto, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.

    Conforme estudos da Associação Americana de Diabetes, corredores regulares tem o risco de contrair a diabetes tipo2 bem reduzidas.

    A pesquisa apontou que homens com idade entre 35 e 75 anos chegam a ter 95% menos chances de ter a doença.

    Portanto, com a redução da gordura corporal e a regulação do metabolismo proporcionado pela prática da corrida, tem caráter preventivo a diversas doenças.

    4. Qualidade do sono

    Estudos recentes, apontam que o exercício físico tem relação direta com a qualidade do sono, são diversos impactos positivos que a corrida fornece. O consumo de energia que a corrida fornece, estimula o processo restaurador do sono, além de diminuir o tempo para adormecer.

    Ademais, a corrida pode ajudar a aumentar as horas de sono e a sua qualidade, graças ao poder do relaxamento pós treino após o exercício. A liberação da endorfina e a serotonina (hormônios do bem-estar) durante a corrida, é o responsável em proporcionar uma noite agradável na sua cama.

    5. Seus músculos, ossos e articulações agradecem

    Correr deixam seus músculos tonificados

    Os impactos positivos da corrida não é mais segredo para você. A regularidade nos exercícios físicos, vão na contramão da crença popular que, afirma que a corrida faz mal para joelhos e articulações.

    Foram 28 estudos específicos que jogou fora esse mito, indicando evidências que a corrida, na verdade, fortalece os tecidos e cartilagens do joelho, podendo protegê-lo do desgate natural.

    Os apontamentos da pesquisa concluíram que, a corrida aumenta a densidade óssea, protegendo os praticantes de doenças como a osteoporose e artrite. Impontante mencionar que já na fase da adolescência a corrida deve ser um costume, tendo em vista a precocidade dos benefícios.

    6. Adeus à depressão, ansiedade e estresse

    A melhora no humor da pessoa que passa ter a corrida como atividade diária é notável. No mesmo sentido da melhora da qualidade do sono, essa modalidade melhora o humor e reduz os sintomas da depressão.

    As mudanças no cérebro promovidas pela prática esportiva é capaz de regular o estresse e a ansiedade, qualificando seu organismo ao bem-estar.

    Conforme estudo promovido pela Medicine & Science In Sports & Exercise uma simples caminhada de aproximadamente 30 minutos na rua ou esteira, melhora instantaneamente o humor da pessoa que apresente sintomas da depressão.

    A produção da endorfina no corpo, quando da pratica esportiva, provocam sensações positivas chegando a reduzir a sensação de dor. Por fim, estudos feitos pela Journal Of Neurobiology Of Learning and Memory apontou efeitos significativos na concentração e na memória.

    7. Mais energia no seu dia a dia

    Você já acordou pela manhã com aquela vontade de nunca mais sair da cama? Muitas pessoas se sentem assim quando não praticam atividades físicas.

    A corrida será o melhor remédio natural que você poderá consumir para o fim desse desânimo.

    A liberação de endorfina quando se começa a praticar atividades física é um dos principais fatores para lhe “energizar”. isso porque, as endorfinas são consideradas a morfina do corpo, uma espécie de analgésico. Descoberta há 40 anos, as endorfinas são uma “breve euforia que mascara a dor física”.

    Assim, com o fortalecimento da saúde cardiovascular, o coração gera capacidade maior para bombear sangue para o corpo, subindo a oxigenação das céculas e tornando os músculos mais eficazes.

    sendo assim, o corpo demandaria menos esforço dos pulmões, poupando a carga energética necessária para suas tarefas diárias e “sobrando” mais energia, o corredor se sentirá mais disposto antes, durante e após os treinos.

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