Sobre o Programa de TV

Programa Espírita, que teve sua estreia em 27/10/13. Vai ao ar em canal aberto, às 7h30, na TV Educativa do Paraná, canal 9, bem como através da TV da Federação Espírita Brasileira, www.febtv.com.br, às quintas: 18h30, sextas: 1h, 7h e 13h.

O objetivo é analisar os diversos desafios e enigmas da existência sob a perspectiva Espírita, direcionando a mensagem ao público, em geral. É composto pelos seguintes blocos:

  • crônicas – comentando assuntos semanais, emitindo opiniões sobre fatos do momento;
  • entrevistas e bate papo com espíritas e especialistas em assuntos que afetam o dia a dia das pessoas, em todas as áreas (medicina, educação, psicologia, violência, relacionamentos, etc.);
  • O Espiritismo Esclarece, onde perguntas dos telespectadores serão respondidas de forma objetiva e simples por estudiosos espíritas;
  • Pérolas do Evangelho, sob a coordenação de Haroldo Dutra Dias, com explicações profundas e simples do tesouro do Evangelho;
  • Aprendendo com Kardec, coordenado por Cosme Massi, especialista nas obras de Allan Kardec há quase 40 anos.
  • Fique Sabendo, com inserções curtas sobre curiosidades históricas e biográficas do Espiritismo.

alta2

Os componentes atuais do A VIDA E FOCO são expressivas figuras do Movimento Espírita do Paraná e do Brasil:

ALBERTO ALMEIDA – Médico clínico geral e homeopata; Terapeuta de Família e Transpessoal.

Em face da sua formação, trabalha nas seguintes áreas: Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Psicologia Transpessoal, Dinâmica de Grupos (SBDG); Terapia Familiar Sistêmica; PNL e Constelação Familiar.
De família espírita, envolveu-se no Movimento Espírita muito jovem, fazendo parte da juventude do Centro Espírita Yvon Costa. Atualmente, além de colaborar com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará (AME-Pará) e do Jardim das Oliveiras.Realizando sua primeira palestra espírita aos 17 anos, profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no exterior.

Escritor de 5 livros: “Arte do Reencontro – Casamento”; “O Perdão como Caminho…o caminho do perdão” ; “O Amor Pede Passagem”; “Pais e Filhos…fortalecendo vínculos”; “Respeito à Criança – cidadania desde a concepção”

Trabalha na educação e na promoção social das famílias abaixo da linha da pobreza no Jardim das Oliveiras.

ALESSANDRO VIANA V. DE PAULA – Juiz de Direito pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Vinculado ao Centro Espírita Allan Kardec, de Itapetininga/SP, onde reside.

Espírita desde os 18 anos, é membro da ABRAME – Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas.
Estudioso da Doutrina Espírita, é palestrante e tem percorrido diversas Instituições com diferentes temas de estudos espíritas.

É autor de 3 livros: “Jesus – o celeste amigo”; Simples e complexos”; “Enigmas e soluções”.

ANNA BARROS – Advogada, vinculada ao Centro Espírita PAZ, membro do grupo INTEGRARTE, e palestrante espírita na região de Curitiba.

ANGELO G. DE PAULA – Fundador da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF. Profissionalmente, Engenheiro Mecânico.

BRUNO RÉGIS – Trabalhador da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF e do S. E. Semeador da Verdade, onde coordena grupo de juventude, além de ser membro do Setor de Comunicação Social, responsável por tecnologia e internet da URE Norte, em Curitiba –
Ele e FELIPE CARDOSO desenvolveram o website do programa A Vida em Foco.

CAIO CHOINSKI – Webdesigner, criador da logomarca, vinculado ao C. E. PAZ, em Curitiba.

CARLOS AUGUSTO DE SÃO JOSÉ – Servidor público federal por 38 anos, aposentou-se como pró-reitor de Administração, Finanças e Planejamento da Universidade de Brasília-UnB. Dirige a revista O ESPÍRITA, que circula há quase 40 anos por todo o Brasil, dirigiu, também, o jornal NOVA ERA do Centro Espírita Antônio de Pádua. Foi diretor do jornal MUNDO ESPÍRITA e membro do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná – FEP. Dele, disse Divaldo Franco, em 2009, em email enviado à presidência da FEP: “Posso depor que o Carlos Augusto é um homem de bem, espírita-cristão de primeira plana, servidor de Jesus abnegadamente.”; No ano seguinte, em 2010, em outro email enviado à presidência da FEP, Divaldo reafirma a sua conduta doutrinária: “É notável esta coluna “MUNDO ESPÍRITA Responde” e o nosso Carlinhos é pessoa indicada para esse trabalho, em razão dos seus conhecimentos profundos da Doutrina e sua vivência.”

COSME MASSI – Doutor e mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Graduado em Física pela UFRJ. Escritor, palestrante e estudioso do Espiritismo há quase 40 anos. Foi professor Universitário, pró-reitor e diretor de diversas Universidades no Brasil. Ganhador do prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Idealizou e fundou o IPEAK – Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec, em Curitiba. Criou a Editora Nobiltá (www.nobilta.com.br) dedicada a publicações espíritas.
Além disso, é criador e mantenedor da revolucionária plataforma www.kardecpedia.com, que correlaciona, em 4 idiomas, as 23 obras fundamentais do Espiritismo, gratuitamente.
É autor dos livros: “A estrutura didática de O Livro dos Espíritos”; “Espírito & Matéria”, entre outros.

DANIEL DALLAGNOL – É servidor público efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Graduado como Bacharel em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Auditoria e Controladoria, Pós Graduado em Gestão de Pessoas, Pós Graduado em Psicologia das Organizações e Pós graduado em Gestão Organizacional. No Movimento Espírita é expositor, diretor e membro do Programa Espiritismo em Palavras Simples exibido nos Canais 5 da NET e 72 da TVA. Foi vice-presidente da FEP. É membro do Conselho Federativo Estadual da FEP e já presidiu a União Regional Espírita (URE) Metropolitana Norte de Curitiba, na qual coordena o comitê de assuntos da mediunidade. Trabalhador do Centro Espírita Filhos da Verdade – Bairro Juvevê.

DENIS SPINA – Cirurgião Dentista; trabalhador da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF, onde participa de grupos de estudos, coordena o grupo mediúnico, e é integrante da equipe responsável pelos estudos do EnconSelf (Encontro de Confraternização da SELF).

DINEU DE PAULA – Juiz Federal, em Curitiba, médium, expositor, membro atuante da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF. Foi redator do Momento Espírita da FEP; já publicou diversos artigos em MUNDO ESPÍRITA, sendo, atualmente, articulista da revista REFORMADOR, pertencente à Federação Espírita Brasileira. Na URE Norte, é membro do comitê de assuntos relacionados à mediunidade.
É autor de 2 livros: “Cartas ao trabalhador espírita”“Confissões de um sacedote”.

DIVALDO PEREIRA FRANCO – Nascido em 1927. É, reconhecidamente, uma dos maiores divulgadores do Espiritismo em toda a sua recente história.
Para saber a respeito dessa extraordinária biografia, acesse: http://www.divaldofranco.com.br/biografia.php

HAROLDO DUTRA DIAS – Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais, é o primeiro tradutor da História do Brasil, para o português, do Novo Testamento. Autor do livro “Parábolas de Jesus – Texto e Contexto”; Fala o aramaico, o hebraico, o grego clássico e a Língua Francesa. Especialista em Paleografia. Expositor da Conferência Estadual Espírita do Paraná e de vários outros Congressos, percorre o Brasil e outros países difundindo a mensagem de Jesus. Fundou o Instituto SER (www.portalser.org) em Belo Horizonte.

LUCIO RASERA NETO – Médico clínico geral e pneumologista pela Universidade Federal do Paraná, está vinculado à Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF, em Curitiba, onde participa de grupos de estudos.

MARCELO KOLLING – Médico especializado em Estratégia de Saúde da Família; mestre em Epidemiologia, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, orador, fundador e colaborador da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF (www.self.org.br). Atualmente, desenvolve suas atividades no Centro Espírita Paz, em Curitiba.
Na Federação Espírita do Paraná, já atuou como: coordenador do Setor de Estudos; ex-presidente da URE Oeste e ex-presidente da URE Norte.

MÁRCIO DA CRUZ – Engenheiro Civil, especializado em Análise Transacional, pela UNAT Brasil e Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Palestrante, fundador e colaborador da Sociedade Espírita Laços Fraternos – SELF (www.self.org.br). Na Federação Espírita do Paraná – FEP, já foi: diretor de planejamento, assessor de patrimônio; engenheiro responsável pelo projeto e construção do Recanto Lins de Vasconcellos; membro do setor de Estudos; conselheiro editorial; membro da equipe do Jornal Mundo Espírita; presidente da URE Oeste. Atualmente preside a União Regional Espírita Metropolitana Norte – URE Norte, de Curitiba.

PAULA CHOINSKI – Coordenadora administrativa da empresa “Toda Certa moda íntima”. Estudante de Psicologia; trabalhadora e evangelizadora infantil no Centro Espírita Paz, além de voluntária do Instituto Semeando a Paz, em Curitiba.

PAULO DAVID CHOINSKI – Empresário, foi gerente corporativo da Federação Espírita do Paraná – FEP por mais de 10 anos; é orador, fundador e presidente do Centro Espírita Paz (www.cepaz.com.br) e do Instituto Semeando a Paz (www.semeandoapaz.com.br). Profissionalmente, também exerce cargo de servidor público junto à Secretaria do Estado de Educação, no Paraná.

RENATA D. CARDOZO – Graduada em Relações Públicas.

ALEXANDRE AZUMA, FABRICIO CANTONI e RAFAEL BRONISLAWSKI compuseram a música tema do programa, intitulada TRANSIÇÃO.

Este é um programa da Comunidade Espírita, dirigido, principalmente, aos não espíritas. Portanto, se você quer e pode contribuir conosco, elaborando matérias, entrevistas, fazendo crônicas, levando, enfim, algum assunto de interesse geral, entre em contato, afinal, a Sociedade tem muitas perguntas, mas o Espiritismo tem as respostas profundas.

contato@avidaemfoco.com.br